terça-feira, 18 de junho de 2013

Km 98 – Folhelhos (Formação Manacapuru).

São denominados assim  devido sua formação ser uma espécie de camada sobre camada e que ao puxar as camadas soltam-se umas das outras. Diferenciam-se dos argilitos por que possuem lâminas finas e paralelas esfoliáveis. Enquanto que os argilitos apresentam as argilas com aspectos mais maciço.

Km 131 – Icnofósseis 


São animais que a milhares de anos atrás passaram por determinada área deixando registros de sua existência. Esse fator deu-se graças a inundação marinha que ocorreu neste lugar. Elas formam-se quando o animal anda sobre um solo que não está totalmente consolidado,por exemplo,uma área úmida ou lamacenta.

Km 108 – formação Nhamundá

Os ciclos sedimentares são diferenciados por um ciclo continental fluvial sobreposto por um ciclo marinho e terminando por um ciclo continental Fluvial.
Arenitos ,neríticos e depósitos glaciogênicos  do Llandovery e Wenlock inferior, Pitinga, membro superior e inferior, Pitinga, membro superior e inferior (Folhelhos e Diamictitos marinhos.
Km 96 – Cachoeira da Asframa

Nesta área estão localizados os registros de Icnofósseis, estes viveram e vivem numa região com o fluxo de água parada,onde podiam se movimentar no substrato ,indicando um fluxo de onda,com a energia desta eles perfuravam na vertical.



Nenhum comentário:

Postar um comentário