quarta-feira, 22 de maio de 2013


7.1 Fertilizante marinho
O uso de algas calcárias como adubo em lavouras de cana, pode elevar a produtividade em até 50%. Pode estar no fundo do mar a solução para o Brasil elevar em até 50% sua produção de açúcar e etanol, sem que seja necessário plantar nem um metro quadrado a mais de cana-de-açúcar. Os granulados bioclásticos são areias e cascalhos, constituídos principalmente por algas marinhas da família Corallinaceae, cuja espécie mas conhecida e do gênero Linthoamninm, precipitam magnésio em suas paredes celulares, além do carbonato de cálcio num volume de concentração em seu corpo maior do que qualquer outro organismo vivo.


7.2 Medicina                                                
As algas são utilizadas como antibióticos, vermífugos e anestésicos no controle de hipertensão, diarreia, tosse e asma (como constituintes de xaropes). Espécie do gênero Laminaria, são usadas no combate ao inchaço da tireoide e como substancia anticoagulante, a Digenia simples é utilizada como anti-helmíntico e a Phycocyaninis no combate à tumores. O Agar proveniente das Rhodophytas tem poder relaxante.

7.3 Meio Ambiente 
As algas são de suma importância por serem bioindicadoras de ambientes contaminados, (para futura despoluição), já que são bioacumuladores, além de acumularem substâncias minerais, acumulam também metais pesados, podendo transmitir esses metais para os outros níveis de cadeia alimentar, sendo prejudiciais à saúde de seus consumidores.
Seus aspectos negativos no ambiente e na saúde incluem também a produção de toxinas, alergias, difíceis digestão, além de que sua grande proliferação causa excesso de sais na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário